sábado, 14 de abril de 2012

Estudo de caso

Elaborado por Leandro



Analisando a escrita do (a) aluno (a)* foi constato que a escrita não se dá de forma silábica.Ainda assim, apresenta escrita cursiva e não em caixa alta, algo que acontece em muitos casos como este. Porém, as palavras são aglutinadas, ou seja, não há separação entre as mesmas. Exemplo: Mamãeébonita. Ocorre também, o uso de letras indevidas e acréscimo de letras. Exemplo: Paii é fottee.
Assim, pode-se constatar que a criança está na fase pré-silábica, onde está conhecendo a utilização das letras.
Apesar de utilizar letra cursiva, a criança da prova pela qual eu analisei, não faz diferenciação entre as letras. A escrita ocorre totalmente em letra minúscula.
A intervenção pode ser feita através de atividades que envolva a prática de construção de palavras. Ocorre da seguinte maneira: Em uma folha de papel 40 kg, coloca-se um desenho e o que significa na parte de baixo, porém embaralhada. A criança com lápis de cor diferentes cores pintarão a resposta. Exemplo:


N
A
a
v
ã
o
v
i
I
o


Esta prática mostrará para a criança que existe diferenciação entre as letras: maiúscula e minúscula. Além, através das cores, observara diferença na forma de escrever.  O importante é fazer com que a criança entenda e compreenda o que ela está escrevendo.

*Optei por não revelar a identidade da criança já que eu não possuo autorização para a divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário