quinta-feira, 5 de abril de 2012

Estudo de Caso de Cátia Salino e Mônica F. P. Correia


Análise de produção escrita

     O aluno em questão apresenta "dificuldades" na sua escrita como: escrever palavras isoladas, troca letras, escreve palavras aglutinadas, utiliza letras maiúsculas no meio das palavras e não elabora textos, como pode ser observado nas questões discursivas da prova, e não tem noção de pontuação.

     Percebemos, que a criança é capaz de reconhecer as letras do alfabeto, porém isoladamente, consegue até formar algumas palavras, todavia, não tem o domínio da escrita. Após a análise da escrita da criança julgamos necessário a realização de um projeto de intervenção para reforçar esse processo de ensino-aprendizagem.

     O projeto consiste: na utilização de um alfabetário móvel, onde seria proposto para a criança a formação de algumas palavras, como por exemplo, uma lista com o nome dos seus coleguinhas de classe. Também trabalharíamos com letras de músicas infantis, como "Sapo na Beira do Rio", onde a criança deve identificar as palavras já conhecidas da música escrevendo conforme ela for escutando, podendo também ser utilizada outras músicas que o docente julgar ser a mais apropriada ou a que melhor atenda o nível de desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário