domingo, 8 de abril de 2012

Atividade das alunas Verônica e Elisa

Atividade realizada pelas alunas Verônica e Elisa sobre a produção escrita de uma aluna da rede pública de ensino do 3º ano Ensino Fundamental.

Diagnóstico: Foi possível verificar na  produção textual que a aluna não utiliza letra maiúscula, não faz uso da pontuação, faz a juntura intervocabular e a segmentação indevida das palavras. Além disso, escreve como fala, omite e troca letras. No entanto, faz uso de conectivos (pronomes pessoais).

Intervenção: Desenvolver à pratica de escrita através do jogo da Forca.

Atividade: Brincando de Forca - se localizando e escrevendo palavras e frases.
Duração: Uma aula de 50 minutos ou quando e quantas vezes o professor(a) achar necessário.
Objetivos Específicos: Escrever palavras e frases simples; Levantar e confirmar, ou não, hipóteses sobre a escrita de palavras e frases.
Descrição: Será necessário definir, previamente, as palavras que serão usadas para formar pequenas frases ou texto. O professor(a) define as regras do jogo: Em cada letra errada será feito o corte de um membro do corpo da(o) boneca(o) que está na forca até que seje enforcada(o), caso a aluna não descubra a palavra antes. As letras que forem faladas também ficarão expostas no quadro como fonte de consulta.
Inicia-se a atividade com o professor(a) escrevendo no quadro os traços da primeira palavra que será descoberta. E depois as demais. Todas as palavras ficarão expostas no quadro. Mas, também serão registradas no caderno da aluna. Depois da descorta de várias palavras será solicitado que a aluna forme várias frases ou um pequeno texto usando as mesmas. Será orientado que as frases tenham sentido para que todos possam entendê-las. Para uma melhor compreensão do conceito de frases poderá ser solicitado que a aluna as construa, primeiro, oralmente. A partir das frases que forem faladas será discutido os sentidos e a coerência das relações feitas entre as palavras.
Exemplo: Hoje começa a primavera mês das flores e das crianças.   
Depois da escrita das frases ou texto será solicitado que a aluna faça uma leitura em voz alta.
Avaliação: Será avaliado se a aluna conhece as consoantes e vogais, se ela conhece algumas palavras a partir das hipóteses apresentadas e se ela consegue formular algumas frases e textos com coerência.
Observação: Será disponibilizado também para aluna alguns sinais de pontuação para serem usados na produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário