terça-feira, 1 de maio de 2012

Oficina da Leitura

Oficina de Leitura : A história dos livros
                                     Ruth Rocha e Otávio Roth

Data : 12.04.12 
Local: FEBF            Comunidade da Escola Barro Branco 
Responsáveis : Turma 4 de Estágio – Ana Lucia, Verônica,  Luciana, Daniela e Nayara
                           Prof. Vera Campos
OBJETIVOS:

Compreender a história do livro e sua evolução .;
Sensibilizar os leitores para as  descobertas que a leitura do livro proporciona.
Antecipar o assunto de um texto a partir de um título, subtítulo e imagem.
Acompanhar narrativa da história relacionando a imagem à oralidade.
Reorganizar a sequência da narrativa através das imagens
Montar numa sequência de idéias com os períodos formando um história.
Associar as idéias e imagens para ilustração da história.
  
Mobilização
Poesia de Ricardo Azevedo; Dentro Livro
O que é? O que é?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Construção do Conhecimento
Atividades:Contação com imagens
                   varal didático
                   Diálogos exploratórios da sequência e analise  dos fatos
                   Reorganização das imagens na sequência da história
                   O livro na atualidade, apresentação de vários suportes

Síntese
Grupos de alunos para manusear e explorar outros livros e criação  pelos alunos
Atividade em grupo:
A Organização de um livro através da poesia de Ricardo Azevedo:
Tiras com frases e ilustrações para associação da ilustração e as frases criando um livro do grupo

Acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem através da observação e intervenção questionadora da ação dos sujeitos.



Anexo :


DENTRO DO LIVRO


Tem partida,
tem viagem,
tem estrada,
tem caminho,
tem procura,
tem destino
lá dentro do livro

Tem princesa,
tem herói,
tem fada,
tem feiticeira,
tem gigante,
tem bandido,
lá dentro do livro.

Quanto mito,
quanta lenda,
quanta saga,
quanto dito,
quanto caso,
quanto conto
lá dentro do livro.

Tem tragédia,
tem comédia,
tem teatro,
tem poesia,
tem romance,
tem suspense
lá dentro do livro.


Tem passado,
tem presente,
tem futuro,
tem moderno,
tem velho,
tem o novo
lá dentro do livro

Tem verdade,
tem mentira,
tem juízo,
tem loucura,
tem ciência,
tem bobagem
lá dentro do livro.

Tem estudo,
tem ensino,
tem lição,
tem exercício,
tem pergunta,
tem resposta
lá dentro do livro.

Quanta regra,
quanta norma,
quanta ordem,
e quanta lei,
quanta moral,

quanto exemplo
lá dentro do livro

Tem imagem,
tem pintura,
tem desenho,
tem gravura,
tem estampa,
tem figura
lá dentro do livro

Tem desejo,
tem vontade,
tem projeto,
tem trabalho,
tem fracasso,
tem sucesso
lá dentro do livro

Quanta gente,
quanto sonho,
quanta história,
quanto invento,
quanta arte,
quanta vida
há dentro de um livro.

( Ricardo Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário