Estudo de caso por: ANA LÚCIA M. ALVES
As pulseirinhas
Como se trata de um objeto desejado por todos os alunos, inclusive os meninos, é um ótimo instrumento de composição de atividades interdisciplinares.
Em nosso percursso acadêmico apredemos que devemos apresentar aos alunos a oportunidade de aprender com aquilo que vivenciam, com aquilo que faz parte da sua realidade cultural e social.
Com as pulseiras em questão podemos elaborar aulas de matemática e português com atividades individuais e/ou em grupo que irão desenvolver e fortalecer os laços de amizade entre os alunos.
Matemática:
1) As pulseiras têm cores variadas. A cada cor será atribuído um valor. Exemplo: amarelo-1; vermelha-2; verde-3; azul-4; preta-5; e se houver mais cores a quantificação vai ficando mais alta. Determinados os valores de cada cor, cada um conta quantas pulseiras tem e as separa por cor, a seguir faz um espécie de placar em uma folha ofício onde deve constar seu nome, as cores, a quantidade que possui de cada uma, o valor de cada cor, o valor obtido de cada cor e o valor total obtido com a contagem de todas as cores.
Exemplo:
Nome: Adriana Coutinho
| ||||
Cor
|
Quantidade
|
Valor
|
Total
| |
Amarelo
|
3
|
1
|
3
| |
Vermelho
|
6
|
2
|
12
| |
Verde
|
3
|
3
|
9
| |
Azul
|
5
|
4
|
20
| |
Preta
|
1
|
5
|
5
| |
Total geral: 39
| ||||
Ganha o jogo o aluno que obtiver o maior número de pontos.
Com esse jogo trabalhamos as cores, a adição e a multiplicação.
2) Outra possibilidade envolvendo a matemática é trabalhar as cores primárias;
3) Pode-se também explorar operações aritméticas: Propõe-se dividir os alunos em duplas ou trios, de acordo com o número de alunos, e com as pulseiras criarem situações matemáticas como: 2 pulseiras da Andréia + 3 pulseiras da Jaqueline é = ; e se multiplicar por 2 é = (representar o resultado com a quantidade de pulseiras correspondente); e se subtrairmos 4 ficam quantas pulseiras? O resultado podemos dividir por quais números?
Português:
As pulseiras vêm com palavras, geralmente positivas, escritas em cada uma delas e acompanhadas de um símbolo.
*Listar todas as palavras, buscar o significado de cada uma delas e a importância de sua utilização na vida de cada um de nós;
*Podemos trabalhar o antônimo dessas palavras e explorar o significado de cada uma delas, destacando os contrapontos entre uma e outra;
*Pedir que os alunos escrevam um texto coerente onde utilizem todas as palavras de suas pulseiras;
*Trabalhar a separação de sílabas; a classificação quanto ao número de sílabas;
*Como na maioria das pulseiras o símbolo representado é um coração ou uma estrela, pedir que desenhem coisas, pessoas, sentimentos e tudo que cabe no seu coração e no seu universo.
Esses são apenas alguns exemplos de trabalhos que podemos desenvolver explorando um objeto tão usado e desejado por todos da turma. Existem inúmeras outras sugestões práticas e eficazes de desenvolver uma aula enriquecedora pro aprendizado e rica no prazer de aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário