terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudo do texto- Temas Culturais

Atividade proposta:

A turma do terceiro ano está muito agitada com a presença das pulseiras coloridas que as crianças trazem nos pulsos. Os alunos trocam as pulseiras e outros utilizam como corda, colar... Elas tem provocado alguns conflitos, pois são cobiçadas e geram atitudes contra ditatoriais as mensagens. Assim sendo a porfessora resolveu proibi-las durante as aulas. O problema está atenuado, mas as disputas continuam no horário do recreio.
Diante do texto : temas culturais de Sônia Mattos levante argumentos para ajudar a docente explorar este artefato cultural e crie uma atividade utilizando as pulseiras coloridas como recurso.

Atividade proposta pela aluna Verõnica Barros para aula de Matemática - Jogo das Cores

Segundo Sônia Mattos, " a produção educacional de didática necessita, com urgência, ser revisitada, pois há um enfadamento das práticas escolares deslocadas das funções sociais do cotidiano e das produções culturais da atualidade".(2010, p.30)

As atuais pulseiras coloridas trazem em seu corpo palavras relacionadas a sentimentos, sensações e emoções. No entanto, cada cor significa, transmite e influência uma sensação. Por exemplo:

O preto permite a autoanálise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.
O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.
A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
O laranja, além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.
O cinza promove equilíbrio e estabilidade.
O rosa significa romance, sensualidade, beleza.
A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.
O marrom associa-se à estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.
Sendo assim, cada aluno poderá participar do jogo somando cada cor de pulseira que possui e suas respectivas mensagnes, por exemplo, uma pulseira preta com a palavra felicidade, duas vermelhas uma escrita com a palavra amor e a outra paz e assim sucessivamente. Isso será anotado para que possam saber quantas e quais pulseiras cada participante possuia para jogar ou também emprestar. Cada cor terá sua pontuação: a preta vale 5 pontos, a vermelha vale 3 pontos, a amarela vale 6 pontos, etc.

Depois da explicação destes combinados a professora poderá apresentar aos alunos o significado de cada cor e em seguida, explicar as regras do jogo das cores

O jogo pode acontecer com a participação de 2, 3 ou 4 alunos por grupo. Cada participante terá que jogar uma pulseira, a cor que quiser. Em seguida, outro participante tenta jogar a sua pulseira, a partir de uma certa distância, a fim de encostá-la na pulseira do participante anterior. Se conseguir tocar na pulseira do colega então pega as duas pulseiras. Se não conseguir tocá-la o primeiro jogador é quem fica com as pulseiras. O jogo segue com o segundo participante, independente de ter ganhado ou perdido na jogada anterior, jogando a sua pulseira e o terceiro jogador prossegue com a jogada e assim sucessivamente. O jogo termina quando todos os participantes não possuirem mais pulseiras. Ganha quem tiver o maior número de pontos. Cada participante terá que somar as suas pulseiras de acordo com õs pontos de cada cor.
No final cada aluno receberá de volta as suas respectivas pulseiras.  

Este jogo tem por objetivos trabalhar as operações matemáticas - soma e multiplicação, como também o companherismo e a solidariedade. Além disto, compartilhar  a influencia das cores na nossa vida e o significado das palavras escritas nas pulseiras a fim de desenvolver valores e qualidades positivas.

Um grupo de crianças que deixam

Referência Bibliografica:

MATOS, Sônia Regina da Luz. Temas culturais: Possibilidades de organização do planejamento curricular.In. Revista do Professor.Porto Alegre. Ano 26. Número 103.Jul./ Set. 2010

Um comentário:

  1. Justificativa
    Não é na categoria do eu mas na categoria do outro que, posso vivenciar meu aspecto físico como valor que me engloba e me acaba, e devo insinuar-me nessa categoria para ver a mim mesmo como elemento de um mundo exterior que constitui um todo plástico-pictural. Bakhtin ( Estética da criação verbal )



    A Escola se configura como um espaço de socialização no qual o ser humano é apresentado ao desafio da convivência, em seguida, o indivíduo é iniciado no processo de aquisição de certas regras e consolidação de outras.
    Na ordem simultânea o homem produz mecanismos particulares de inserção no grupo, no entanto, o desenvolvimento deste processo é influenciado pelos instrumentos midiáticos TV, Rádio, internet. através de mensagens com forte apelo ao consumo. Este projeto de intervenção trata especificamente de um objeto de consumo que tem aterrorizado professores e funcionários de inúmeros estabelecimentos escolares do Rio de Janeiro: são pulseiras coloridas que contém mensagens positivas ( amor, amizade, harmonia) mas que, contraditoriamente causam discórdia entre os alunos, que estão interessados somente no acumulo das mesmas. Entendemos que ao uso das pulseiras nas escolas é possível agregar valores que transcendem a competição por aceitação culminando do num trabalho de valorização das habilidades interpessoais.

    Objetivos

    Estimular ações de cordialidade no cotidiano escolar
    Discutir sobre a responsabilidade pessoal e coletiva na preservação de um ambiente harmonioso

    Desenvolvimento
    Jogo dos significados:
    Antes de começar o confeccione etiquetas com o nome de cada aluno para identificar os donos da pulseiras
    Colete as pulseiras dos alunos
    No centro da sala coloque as pulseiras
    Peça para um aluno sortear uma pulseira e ler o que está escrito
    Em seguida questione sobre os significados dos valores contidos nas pulseiras ,suas características e seu uso
    Exemplo:
    Porque vocês compram essas pulseiras?
    O que vocês fazem com as pulseiras?
    Oque é harmonia?
    Como podemos contribuir para um ambiente hamonioso?
    Descrevam as pulseiras
    Na lousa elabore um quadro listando a fala dos alunos e enfatizando que no espaço escolar,bem como,em outros ambientes devemos tratar bem as pessoas respeitando seus direitos e deveres e evitando brigas.
    Atividade final
    Cada criança confecciona um elo de uma grande pulseira com papel a4 colorido no qual irá escrever os valores para a boa convivencia, no fim, a professora auxilia cada aluno a unir os elos entre si.

    ResponderExcluir