Portal do Professor: http//portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Início do Conteúdo
Alfabetizando com a Turma da Mônica
Autor e Co-autor(es) Nilce Mara dos Santos
CASCAVEL - PR LUIS CARLOS RUARO E M ED INF ENS FUND
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Alfabetização
|
Orientações didáticas para alfabetização
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Trabalhar a letra M (enfocando Mônica e Magali)
- Explorar o gênero textual: história em quadrinhos
- Trabalhar leitura e escrita
Duração das atividades
8 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve conhecer as vogais.Estratégias e recursos da aula
- Entregar a gravura abaixo para cada aluno:
Questionar:
-Vocês conhecem essa turma? De onde?
- Vocês sabem quem criou esses personagens?
- Que lugar está sendo representado nessa ilustração?
- O que essa turma está fazendo?
- Observando as expressões dos rostos dos personagens, o que eles demonstram?
- Por que um dos personagens está subindo pelo lado contrário do escorregador?
Escrever na lousa:
TURMA DA MÔNICA
- É hora de conhecer melhor os personagens da Turma da Mônica! Fique atento(a) à leitura de sua professora.
A) De onde foi retirado o texto “Saiba como surgiram alguns personagens”?
B) Nos jornais aparecem vários tipos de textos: notícias, reportagens, anúncios, artigos e outros. O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” é do tipo:
( ) notícia ( ) reportagem ( ) anúncio
C) Os textos de jornais são escritos em colunas. Em quantas colunas o texto lido está organizado:
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4
D) Sobre quais personagens o texto informa?
E) Qual é a personagem da turma que se defende com um coelhinho?
F) Qual é o nome do personagem que detesta tomar banho?
G) Que personagem tem um enorme apetite?
H) Qual o personagem que tem nome de um alimento e possui apenas 5 fios de cabelo?
I) Do que Mônica não gosta de ser chamada?
J) Você já recebeu algum apelido de que não gostou, que o entristeceu?
3. Registrar o nome dos personagens, contando o número de letras e circulando a letra inicial. Ex:
MÔNICA – 6 LETRAS
4. Então agora vamos conhecer uma história dessa turminha.
5. Distribuir a história em quadrinho.
Leitura silenciosa, depois fazer análise da história, enfocando título, personagens, os balões, local, fala, etc.
ESTUDANDO O TEXTO...
A) Que personagens aparecem nessa história?
B) Das brincadeiras que aparecem, quais você conhece?
C) Quais são suas brincadeiras preferidas?
D) Você achou a história engraçada? Por quê?
E) Que presentes as crianças da história em quadrinhos ganharam?
F) Em um dos quadrinhos, vemos que Magali tem um problema. Qual é o problema?
G) A expressão do rosto da personagem Magali no sexto quadrinho indica que ela ficou:
( ) zangada ( ) surpresa ( ) feliz
H) No final da história, Magali encontra a solução para o seu problema. Que solução foi essa?
6. Os nomes MÔNICA e MAGALI começam com a letra M.
- Quem na nossa turma tem o nome, também começado por essa letra?
Registrar na lousa.
7. Montar a família silábica enfocando o som da letra.
Copiar no caderno.
- Que outras palavras iniciam com M? (Deixar que os alunos falem, induzir que todos falem ao menos uma palavra).
8. Montar bateria de palavras para que o aluno copie no caderno com letra cursiva, destacando a sílaba estudada.
(Ex: MEIA, MACACO, MOLA, MULETA, MINGAU, etc).
9. Recortar de revistas e jornais cinco palavras iniciadas por M. Colar no caderno.
10. Desenhar e escrever o nome de objetos que inicie com a letra M. Ex: (meia, mamão, mala, mola, mamadeira, macaco, melancia, mão, milho, minhoca, moeda, muro, ...).
11. Outras atividades.
DITADO DE PALAVRAS
| ||
1.
|
6.
| |
2.
|
7.
| |
3.
|
8.
| |
4.
|
9.
| |
5.
|
10.
| |
LEIA AS PALAVRAS E COPIE EM LETRA CURSIVA.
MAGALI MEIA MOLA MACACO
MÔNICA MIAU MULA MELADO
MOEDA MAÇÃ MALA MAMÃO
AGORA ESCREVA ABAIXO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ PINTOU:
ESCREVA O NOME DAS FIGURAS COMO SOUBER:
Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=d5zQ1zqIvuohttp://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
Nenhum comentário:
Postar um comentário