terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto de Intervenção

Título: Desenvolvendo práticas de leitura e escrita a partir da obra do Mestre Vitalino e Patativa do Assaré.

 

Responsável: Verônica Barros de Oliveira
Clientela: Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Justificativa:
       A escolha deste tema aconteceu a partir da observação em relação a alguns alunos que estão em fases diferentes da escrita, ou seja, pré-silábica, silábica e silábico-alfabética. Pensando na importância de intervir sobre esta realidade e com o intuito de ajudá-los a avançar para outra etapa da alfabetização - a fase alfabética - é que será proposto à aplicação deste projeto de intervenção.
      Como a escola está trabalhando um projeto para comemorar os cem anos de Luiz Gonzaga e, além disso, cada docente irá trabalhar um artista nordestino com sua turma e, no caso desta, é o Mestre Vitalino – artesão pernambucano – conclui que seria apropriado um projeto de intervenção que não só contribuísse para o desenvolvimento da leitura e da escrita, mas que também estivesse associado ao projeto da escola, ampliando assim o acervo cultural desses alunos. Tanto que, além do Mestre Vitalino, também será apresentado outro artista nordestino aos alunos – o poeta Patativa do Assaré que em seus versos e rimas retratou as belezas de sua terra e as histórias de seu povo. O projeto que a escola está desenvolvendo tem, assim como este projeto de intervenção, a intenção de conhecer mais sobre a cultura e os artistas nordestinos a fim de ampliar o acervo cultural através da prática da leitura e da escrita
         E por que o interesse sobre a cultura nordestina? O bairro em que a escola está situada vive muitos nordestinos e alguns pais ou responsáveis dos alunos por serem oriundos desta região acabam por reproduzirem a cultura nordestina para seus familiares como, por exemplo: música, comida, pronúncia de algumas palavras (sotaques), etc. Isto ficou evidente a partir de uma pesquisa/visita que a equipe pedagógica e docente fizeram às residências de alguns alunos no início deste ano. Contudo, isso foi apenas uma constatação. Esta pesquisa/visita, na verdade, tinha como principal objetivo coletar informações sobre as práticas leitoras existentes na comunidade, pois segundo Muller: “Letrar é ampliar o nosso conhecimento sobre o mundo, utilizando-o socialmente em situações diversificadas; logo, a leitura e a escrita são práticas inseparáveis” (p.27). O resultado desta pesquisa foi significativa visto que constatou-se que na maioria das residencias o contato com a informação e com entretenimento acontece a partir da mídia televisiva. 
             Daí a importância deste projeto  e os que a escola desenvolve pois, na realidade grande parte da população está submetida a uma cultura imagética, predominando uma linguagem visual através da mídia televisiva, na qual a imagem é pronta e acabada. A comunicação efetiva acontece sem grandes processos de decodificação, não exigindo habilidades para isso.
          Segundo Davies, “A qualidade desigual do ensino estatal não acontece por acaso, sendo apenas mais uma das tantas armas usadas pelas classes dominantes para a manutenção da dominação sobre as classes populares/exploradas”. (p.27). Contudo, é importantíssimo ressaltar que a escola em questão trava uma luta árdua para que a manutenção da dominação sobre as classes populares não se perpetue. Vide projetos, pesquisas/visitas e outras ações que realizam, frequentemente, para enfraquecer tal dominação.
          Sendo assim, havendo informação disponível e espaço para reflexão sobre o sistema de escrita, os alunos constroem os procedimentos de análises necessários para que a alfabetização se realize. Por isso, este projeto de intervenção se faz necessário porque também a partir deste espaço os alunos poderão ampliar e avançar em algumas situações didáticas, favorecendo especialmente a análise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonética.

Objetivos:

* Estabelecer relação entre a história de vida dos artistas – Mestre Vitalino e Patativa do Assaré e a de algumas pessoas da comunidade;
* Escrever utilizando a escrita alfabética demonstrando preocupação com a convenção ortográfica, cultivando o hábito da autocorreção;
* Construir o hábito de ler e escrever como fonte de prazer, expressão de sensibilidade e experiência de ideias;
* Ampliar o acervo cultural a fim de desenvolver a leitura e a escrita.

Proposta de ação:
          As aulas do projeto de intervenção estarão relacionadas ao tema e antes de começar as atividades, a cada dia, os alunos serão estimulados de uma maneira diferente: contação de uma história - Patativa do Assaré o poeta passarinho; leitura de uma poesia; leitura com acompanhamento sonoro de um samba-enredo que homenageou o Mestre Vitalino no ano de 1977. Os alunos ainda terão acesso à história de vida dos artistas que serão trabalhados, como também a fotos e gravuras da arte de Vitalino. Usarão o mapa do Brasil para aprender onde fica a região nordeste e o estado em que os artistas viveram e a região sudeste e o Estado que os alunos vivem. Ao longo do projeto serão realizadas atividades voltadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Será usado como recurso: alfabeto móvel, computador para mostrar as imagens; aparelho de som para  ouvir o samba-enredo citado acima, materiais para produção de um artesanato/mural e um brinquedo, além de jogos como: Jogo da Forca, Bingo e soletrando.
         Para sistematizar o trabalho realizado, será produzido, por cada aluno, um portifólio com todo conteúdo e material trabalhado durante o projeto de intervenção e também um mural representando os novos brasileirinhos mestres na arte de modelar.

Duração: Seis aulas com 2horas e 30minutos cada. 

Cronograma:

28/05/12 - 1ª aula
Mobilização: Leitura compartilhada do livro: Patativa do Assaré o poeta passarinho. Autor: Fabiano dos Santos
Atividades: Ditado de algumas palavras relacionadas ao livro
Recurso: Alfabeto Móvel
Jogo da Forca
Duração: 2h e 30min

29/05/12 - 2ª aula
Mobilização: Leitura de uma poesia do Patativa do Assaré.
Atividade: Leitura realizada pelos alunos e ilustração da poesia do Patativa do Assaré.
Duração: 2h e 30min

30/05/12 - 3ª aula
Atividades: Correção da atividade realizada no dia 28/05/12 – Ditado das palavras. (Re)conhecimento das letras inicias de algumas palavras da atividade realizada no dia 29/05/12 – Poesia do Patativa do Assaré
Duração: 2h e 30min

31/05/12 - 4ª aula
Mobilização: Apresentação de algumas fotos e imagens dos artesanatos produzidos pelo Mestre Vitalino no computador e leitura da história de vida do artesão.
Atividade: Recorte e colagem de uma imagem da obra do Mestre Vitalino mostrada anteriormente e escrita desta a partir de recorte e colagem de letras retiradas de revistas
Jogo do bingo com as palavras da atividade
Duração: 2h 2 30 min.

01/06/12 - 5ª aula
Mobilização: Apresentação de uma música (Samba enredo - O mundo de barro de Mestre Vitalino de 1977 – Império da Tijuca)
Atividade: Leitura compartilhada da música e caça as palavras no texto com algumas iniciais do alfabeto.
Duração: 2h e 30min

04/06/12 - 6ª aula
Mobilização: Utilização do mapa do Brasil.
Atividade: Localização e registro das regiões e dos estados que os artistas viveram e que os alunos vivem.
Recurso: Alfabeto móvel.
Jogo do soletrando
Duração: 2h e 30min

05/06/12 - Culminância do Projeto de Intervenção
Comparação entre a infância dos artistas trabalhados e a dos alunos.
Atividade: Produção de um mural com massinha de modelar e de um brinquedo.
Duração: 2h e 30min

Avaliação:
          A avaliação acontecerá durante todo o projeto de intervenção, ou seja, será processual e também mediadora, acontecerá a partir da observação, acompanhamento, orientação e mediação. O instrumento que será utilizado para avaliação além da observação será o registro através de portifólio. 

Referências:
DAVIES, Nicholas. Financiamento da educação: novos ou velhos desafios? São Paulo: Editora Xamã. 2004.
MULLER, Janete Inês. Oficinas de letramento – Possíveis práticas para aprimorar a comunicação oral, a leitura e a escrita. Revista do Professor..Porto Alegre. Ano 2006. Nº 104. Out./Dez. 2010.





segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estudo de caso: As pulseirinhas

Estudo de caso por: ANA LÚCIA M. ALVES
As pulseirinhas
Como se trata de um objeto desejado por todos os alunos, inclusive os meninos, é um ótimo instrumento de composição de atividades interdisciplinares.
Em nosso percursso acadêmico apredemos que devemos apresentar aos alunos a oportunidade de aprender com aquilo que vivenciam, com aquilo que faz parte da sua realidade cultural e social.
Com as pulseiras em questão podemos elaborar aulas de matemática e português com atividades individuais e/ou em grupo que irão desenvolver e fortalecer os laços de amizade entre os alunos.
Matemática:
1)      As pulseiras têm cores variadas. A cada cor será atribuído um valor. Exemplo: amarelo-1; vermelha-2; verde-3; azul-4; preta-5; e se houver mais cores a quantificação vai ficando mais alta. Determinados os valores de cada cor, cada um conta quantas pulseiras tem e as separa por cor, a seguir faz um espécie de placar em uma folha ofício onde deve constar seu nome, as cores, a quantidade que possui de cada uma,  o valor de cada cor, o valor obtido de cada cor e  o valor total obtido com a contagem de todas as cores.
Exemplo:

Nome: Adriana Coutinho
Cor
Quantidade
Valor
Total

Amarelo
3
1
3

Vermelho
6
2
12

Verde
3
3
9

Azul
5
4
20

Preta
1
5
5





Total geral: 39


Ganha o jogo o aluno que obtiver o maior número de pontos.
Com esse jogo trabalhamos as cores, a adição e a multiplicação.

2)      Outra possibilidade envolvendo a matemática é trabalhar as cores primárias;
3)      Pode-se também explorar operações aritméticas: Propõe-se dividir os alunos em duplas ou trios, de acordo com o número de alunos, e com as pulseiras criarem situações matemáticas como: 2 pulseiras da Andréia + 3 pulseiras da Jaqueline é = ; e se multiplicar por 2 é = (representar o resultado com a quantidade de pulseiras correspondente); e se subtrairmos 4 ficam quantas pulseiras? O resultado podemos dividir por quais números?

Português:
As pulseiras vêm com palavras, geralmente positivas, escritas em cada uma delas e acompanhadas de um símbolo.

*Listar todas as palavras,  buscar o significado de cada uma delas e a importância de sua utilização na vida de cada um de nós;
*Podemos trabalhar o antônimo dessas palavras e explorar o significado de cada uma delas, destacando os contrapontos entre uma e outra;
*Pedir que os alunos escrevam um texto coerente onde utilizem todas as palavras de suas pulseiras;
*Trabalhar a separação de sílabas; a classificação quanto ao número de sílabas;
*Como na maioria das pulseiras o símbolo representado é um coração ou uma estrela, pedir que desenhem coisas, pessoas,  sentimentos e tudo que cabe no seu coração e no seu universo.
Esses são apenas alguns exemplos de trabalhos que podemos desenvolver explorando um objeto tão usado e desejado por todos da turma. Existem inúmeras outras sugestões práticas e eficazes de desenvolver uma aula enriquecedora pro aprendizado e rica no prazer de aprender.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Questão: uso das pulseirinhas pelos alunos na sala de aula

Por Leandro Borges*



A questão das pulseirinhas é uma problemática que vem acontecendo nos ambientes escolares, principalmente no Rio de Janeiro. Essas modas compõe um misto de preocupação, por parte dos professores e de “falta de conhecimento” por parte dos alunos.  Preocupação, pelo fato das crianças ao utilizarem as pulseiras, muitas vezes brigam com os demais colegas e falta de conhecimento pelos alunos que não sabem por qual motivo e/ou finalidade estão utilizando às tais pulseiras.  Mediante a problemática, a solução que eu apresento aos professores, consiste em aplicar junto aos alunos o “geoplano”. 



O geoplano é um recurso que pode vir a ser utilizado na sala de aula, auxiliando o professor nas aulas de matemática. Com o geoplano é possível apresentar aos alunos as figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos. É uma atividade didática, que pode ser utilizada eficazmente dentro da sala de aula e apresentar para as crianças, algum sentido na utilização das pulseiras. 


* Graduando de Pedagogia UERJ/FEBF

terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudo do texto- Temas Culturais

Atividade proposta:

A turma do terceiro ano está muito agitada com a presença das pulseiras coloridas que as crianças trazem nos pulsos. Os alunos trocam as pulseiras e outros utilizam como corda, colar... Elas tem provocado alguns conflitos, pois são cobiçadas e geram atitudes contra ditatoriais as mensagens. Assim sendo a porfessora resolveu proibi-las durante as aulas. O problema está atenuado, mas as disputas continuam no horário do recreio.
Diante do texto : temas culturais de Sônia Mattos levante argumentos para ajudar a docente explorar este artefato cultural e crie uma atividade utilizando as pulseiras coloridas como recurso.

Atividade proposta pela aluna Verõnica Barros para aula de Matemática - Jogo das Cores

Segundo Sônia Mattos, " a produção educacional de didática necessita, com urgência, ser revisitada, pois há um enfadamento das práticas escolares deslocadas das funções sociais do cotidiano e das produções culturais da atualidade".(2010, p.30)

As atuais pulseiras coloridas trazem em seu corpo palavras relacionadas a sentimentos, sensações e emoções. No entanto, cada cor significa, transmite e influência uma sensação. Por exemplo:

O preto permite a autoanálise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.
O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.
A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
O laranja, além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.
O cinza promove equilíbrio e estabilidade.
O rosa significa romance, sensualidade, beleza.
A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.
O marrom associa-se à estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.
Sendo assim, cada aluno poderá participar do jogo somando cada cor de pulseira que possui e suas respectivas mensagnes, por exemplo, uma pulseira preta com a palavra felicidade, duas vermelhas uma escrita com a palavra amor e a outra paz e assim sucessivamente. Isso será anotado para que possam saber quantas e quais pulseiras cada participante possuia para jogar ou também emprestar. Cada cor terá sua pontuação: a preta vale 5 pontos, a vermelha vale 3 pontos, a amarela vale 6 pontos, etc.

Depois da explicação destes combinados a professora poderá apresentar aos alunos o significado de cada cor e em seguida, explicar as regras do jogo das cores

O jogo pode acontecer com a participação de 2, 3 ou 4 alunos por grupo. Cada participante terá que jogar uma pulseira, a cor que quiser. Em seguida, outro participante tenta jogar a sua pulseira, a partir de uma certa distância, a fim de encostá-la na pulseira do participante anterior. Se conseguir tocar na pulseira do colega então pega as duas pulseiras. Se não conseguir tocá-la o primeiro jogador é quem fica com as pulseiras. O jogo segue com o segundo participante, independente de ter ganhado ou perdido na jogada anterior, jogando a sua pulseira e o terceiro jogador prossegue com a jogada e assim sucessivamente. O jogo termina quando todos os participantes não possuirem mais pulseiras. Ganha quem tiver o maior número de pontos. Cada participante terá que somar as suas pulseiras de acordo com õs pontos de cada cor.
No final cada aluno receberá de volta as suas respectivas pulseiras.  

Este jogo tem por objetivos trabalhar as operações matemáticas - soma e multiplicação, como também o companherismo e a solidariedade. Além disto, compartilhar  a influencia das cores na nossa vida e o significado das palavras escritas nas pulseiras a fim de desenvolver valores e qualidades positivas.

Um grupo de crianças que deixam

Referência Bibliografica:

MATOS, Sônia Regina da Luz. Temas culturais: Possibilidades de organização do planejamento curricular.In. Revista do Professor.Porto Alegre. Ano 26. Número 103.Jul./ Set. 2010

terça-feira, 1 de maio de 2012

Conheça o Portal do MEC - Sugestões de aulas

Portal do Professorhttp//portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Início do Conteúdo

Alfabetizando com a Turma da Mônica

Autor e Co-autor(es) Nilce Mara dos Santos

CASCAVEL - PR LUIS CARLOS RUARO E M ED INF ENS FUND
 
Nilcéia dos Santos Raini

Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar a letra M (enfocando Mônica e Magali)
  • Explorar o gênero textual: história em quadrinhos
  • Trabalhar leitura e escrita

Duração das atividades

8 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve conhecer as vogais.

Estratégias e recursos da aula


  1. Entregar a gravura abaixo para cada aluno:

Questionar:
-Vocês conhecem essa turma? De onde?
- Vocês sabem quem criou esses personagens?
- Que lugar está sendo representado nessa ilustração?
- O que essa turma está fazendo?
- Observando as expressões dos rostos dos personagens, o que eles demonstram?
- Por que um dos personagens está subindo pelo lado contrário do escorregador?
Escrever na lousa:
TURMA DA MÔNICA
  1. É hora de conhecer melhor os personagens da Turma da Mônica! Fique atento(a) à leitura de sua professora.


ESTUDANDO O TEXTO...
A) De onde foi retirado o texto “Saiba como surgiram alguns personagens”?
B) Nos jornais aparecem vários tipos de textos: notícias, reportagens, anúncios, artigos e outros. O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” é do tipo:
( ) notícia ( ) reportagem ( ) anúncio
C) Os textos de jornais são escritos em colunas. Em quantas colunas o texto lido está organizado:
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4
D) Sobre quais personagens o texto informa?
E) Qual é a personagem da turma que se defende com um coelhinho?

F) Qual é o nome do personagem que detesta tomar banho?

G) Que personagem tem um enorme apetite?

H) Qual o personagem que tem nome de um alimento e possui apenas 5 fios de cabelo?

I) Do que Mônica não gosta de ser chamada?

J) Você já recebeu algum apelido de que não gostou, que o entristeceu?


3. Registrar o nome dos personagens, contando o número de letras e circulando a letra inicial. Ex:
MÔNICA – 6 LETRAS
4. Então agora vamos conhecer uma história dessa turminha.
5.  Distribuir a história em quadrinho.

Leitura silenciosa, depois fazer análise da história, enfocando título, personagens, os balões, local, fala, etc.

ESTUDANDO O TEXTO...
A) Que personagens aparecem nessa história?

B) Das brincadeiras que aparecem, quais você conhece?

C) Quais são suas brincadeiras preferidas?

D) Você achou a história engraçada? Por quê?

E) Que presentes as crianças da história em quadrinhos ganharam?

F) Em um dos quadrinhos, vemos que Magali tem um problema. Qual é o  problema?
G) A expressão do rosto da personagem Magali no sexto quadrinho indica que ela ficou:
( ) zangada ( ) surpresa ( ) feliz

H) No final da história, Magali encontra a solução para o seu problema. Que solução foi essa?
6.  Os nomes MÔNICA e MAGALI começam com a letra M.
- Quem na nossa turma tem o nome, também começado por essa letra?
Registrar na lousa.
7. Montar a família silábica enfocando o som da letra.
Copiar no caderno.
- Que outras palavras iniciam com M? (Deixar que os alunos falem, induzir que todos falem ao menos uma palavra).
8. Montar bateria de palavras para que o aluno copie no caderno com letra cursiva, destacando a sílaba estudada.
(Ex: MEIA, MACACO, MOLA, MULETA, MINGAU, etc).
9.  Recortar de revistas e jornais cinco palavras iniciadas por M. Colar no caderno.
10. Desenhar  e escrever o nome de objetos que inicie com a letra M. Ex: (meia, mamão, mala, mola, mamadeira, macaco, melancia, mão, milho, minhoca, moeda, muro, ...).
11. Outras atividades.
  
 


DITADO DE PALAVRAS
1.
6.
2.
7.
3.
8.
4.
9.
5.
10.










LEIA AS PALAVRAS E COPIE EM LETRA CURSIVA.
MAGALI            MEIA       MOLA          MACACO
MÔNICA          MIAU        MULA         MELADO
MOEDA            MAÇà     MALA          MAMÃO

PINTE AS FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA M.


AGORA ESCREVA ABAIXO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ PINTOU:





ESCREVA O NOME DAS FIGURAS COMO SOUBER:






Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=d5zQ1zqIvuo 
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8

Avaliação

A avaliação será diagnóstica, contínua e processual, no decorrer de toda a aula, verificando se os alunos conseguem produzir palavras simples e realizar leitura com a letra m.

Oficina da Leitura

Oficina de Leitura : A história dos livros
                                     Ruth Rocha e Otávio Roth

Data : 12.04.12 
Local: FEBF            Comunidade da Escola Barro Branco 
Responsáveis : Turma 4 de Estágio – Ana Lucia, Verônica,  Luciana, Daniela e Nayara
                           Prof. Vera Campos
OBJETIVOS:

Compreender a história do livro e sua evolução .;
Sensibilizar os leitores para as  descobertas que a leitura do livro proporciona.
Antecipar o assunto de um texto a partir de um título, subtítulo e imagem.
Acompanhar narrativa da história relacionando a imagem à oralidade.
Reorganizar a sequência da narrativa através das imagens
Montar numa sequência de idéias com os períodos formando um história.
Associar as idéias e imagens para ilustração da história.
  
Mobilização
Poesia de Ricardo Azevedo; Dentro Livro
O que é? O que é?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Construção do Conhecimento
Atividades:Contação com imagens
                   varal didático
                   Diálogos exploratórios da sequência e analise  dos fatos
                   Reorganização das imagens na sequência da história
                   O livro na atualidade, apresentação de vários suportes

Síntese
Grupos de alunos para manusear e explorar outros livros e criação  pelos alunos
Atividade em grupo:
A Organização de um livro através da poesia de Ricardo Azevedo:
Tiras com frases e ilustrações para associação da ilustração e as frases criando um livro do grupo

Acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem através da observação e intervenção questionadora da ação dos sujeitos.



Anexo :


DENTRO DO LIVRO


Tem partida,
tem viagem,
tem estrada,
tem caminho,
tem procura,
tem destino
lá dentro do livro

Tem princesa,
tem herói,
tem fada,
tem feiticeira,
tem gigante,
tem bandido,
lá dentro do livro.

Quanto mito,
quanta lenda,
quanta saga,
quanto dito,
quanto caso,
quanto conto
lá dentro do livro.

Tem tragédia,
tem comédia,
tem teatro,
tem poesia,
tem romance,
tem suspense
lá dentro do livro.


Tem passado,
tem presente,
tem futuro,
tem moderno,
tem velho,
tem o novo
lá dentro do livro

Tem verdade,
tem mentira,
tem juízo,
tem loucura,
tem ciência,
tem bobagem
lá dentro do livro.

Tem estudo,
tem ensino,
tem lição,
tem exercício,
tem pergunta,
tem resposta
lá dentro do livro.

Quanta regra,
quanta norma,
quanta ordem,
e quanta lei,
quanta moral,

quanto exemplo
lá dentro do livro

Tem imagem,
tem pintura,
tem desenho,
tem gravura,
tem estampa,
tem figura
lá dentro do livro

Tem desejo,
tem vontade,
tem projeto,
tem trabalho,
tem fracasso,
tem sucesso
lá dentro do livro

Quanta gente,
quanto sonho,
quanta história,
quanto invento,
quanta arte,
quanta vida
há dentro de um livro.

( Ricardo Azevedo)