UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
Professora: Vera Campos
Aluna: Joyce Machado dos Santos
Disciplina: Estágio Supervisionado II
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Projeto de Intervenção
Título: Diversidade e inclusão
Responsável: Joyce Machado Dos Santos
Clientela: 2° ano do Ensino Fundamental
Local: CIEP Lamartine Babo
Justificativa:
A Escola recebe uma diversidade muito grande de crianças, onde grande parte dessas crianças fazem parte de famílias de baixa renda e se encontram a margem da sociedade. A falta de higiene é bem presente no âmbito escolar, pois os pais precisam trabalhar fora e não tem tempo disponível para cuidar dos filhos.
A escolha do tema ocorreu devido ao fato dos alunos excluírem a aluna Vitória de todas as atividades e brincadeiras feitas em sala de aula e nas dependências da escola. Um quarto do dia essas crianças passam juntas - tomam café da manhã, almoçam e lancham, mas mesmo assim a aluna em questão permanece sozinha.
A aluna em questão possui uma família desestruturada. Em sua casa mora ela, seu pai, sua mãe e sua madrasta. A mãe á usuária de droga e estava internada em uma clínica de recuperação. A madrasta é quem a leva para escola e na saída, fica três horas esperando alguém ir buscá-la. Vitória desde seu primeiro dia de aula chega à escola com um cheiro muito forte de urina - motivo de sua exclusão. Mesmo sendo de baixa estatura, passou a ser a última da fila; e na sala de aula, senta no fundo e sozinha.
Podemos perceber a importância desse projeto na vida de Vitória. A grande luta é para termos uma escola igualitária e para todos. A tarefa da escola e de todos que nela atuam é de formação caráter, de personalidade e de consciência coletiva.
De acordo com a LDB no “Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Objetivos:
· Compreender e valorizar a pluralidade cultural do Brasil;
· Exercitar o respeito às diferenças;
· Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
· Estabelecer relação entre a vida familiar de cada um;
· Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos de higiene.
Duração: 4 aulas
Metodologia:
As aulas do projeto de intervenção serão trabalhadas de forma interdisciplinar. Será feito um rodízio para que a cada dia as crianças estejam sentadas em lugares diferentes.
Desenvolvimento:
Ao iniciar a atividade, a professora irá propor que os alunos se organizem em círculo. Na sequência, a professora irá informar que durante os quatro dias de atividades iremos trabalhar com rodinha de diálogos.
1° Aula
- Organize a turma em roda e faça perguntas a respeito de quem cuida de nós, como: Como é sua família? Como são as pessoas que moram em sua casa e cuida de você (características Físicas)? O que eles gostam de fazer? Quais músicas eles gostam de ouvir? O que gostam de comer? Entre outros.
- Peça que os alunos façam um desenho retratando as características físicas de sua família.
- Recolha os desenhos, embaralhe e distribua entre os alunos para que eles possam analisar e descobrir de quem é aquela família
- Com base nos desenhos analisados, proponha uma produção textual, pode ser um bilhete, uma carta ou outro, onde os alunos terão que escrever sobre a família do seu amiguinho.
- Como a escola não é a única responsável pela educação do educando. Aproveite a reunião de pais para falar sobre o assunto e se possível passar vídeos de conscientização.
- Por fim, peça para trazer uma foto da família onde juntos iremos fazer um mural da família.
2° Aula
- Organize a turma em roda e faça perguntas a respeito da escola, como: Como você vê a escola? O que você mais gosta na escola? Quem trabalha na escola?
- Utilizando todas as letras do alfabeto faça com que eles relacionem cada letra com alguma coisa que tenha na escola, por exemplo: A - amigos, almoço..., B - brincadeiras, banheiro e outros.
- Proponha um cartaz com as palavrinhas escolhidas.
- Com as palavrinhas escolhidas iremos fazer também um alfabetário.
- Aproveite para falar que todos fazem parte da escola e também sobre preservação do ambiente escolar.
- Vamos trabalhar as medidas de tempo utilizando a rotina escolar.
3° Aula
- Inicie passando o vídeo “
- Após o vídeo, reúna a turma em roda e faça perguntas a respeito de higiene, como: Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Toma banho diariamente? Lava as mãos antes e depois das refeições?
Toma banho diariamente? Lava as mãos antes e depois das refeições?
- Construção de cartaz - "hábitos de higiene". Através de pesquisas, recorte e colagem.
- Construa um jogo dos pares utilizando as imagens abaixo. Dê a oportunidade de jogarem os amigos.
4° Aula
- Vamos relembrar alguns conceitos que aprendemos nas aulas anteriores.
- Organize a turma em roda e faça perguntas a respeito do que aprenderam nas aulas anteriores, como: O que você achou da família dos seus amiguinhos? Sua família parece com a de seus amigos?
- Proponha aos alunos: Vamos registrar o que aprendemos? Escrevam uma frase sobre o que aprenderam e façam um desenho ao lado.
- Na matemática vamos trabalhar a rotina de casa. Que horas acorda; que hora toma banho; que horas almoça e outros.
- Por fim vamos fazer um moral com a rotina escolar, valorizando a leitura e a noção de tempo e espaço.
CRONOGRAMA
Este projeto foi realizado sem que houvesse a exclusão dos conteúdos exigidos no caderno pedagógico, por isso o último horário foi separado para tratar assuntos pertinentes ao caderno pedagógico.
Horário / Tema
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Família
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Escola
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Corpo e Higiene
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Relembrando
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7h30min - 8h30min
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Entrada
café da manhã
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Entrada
café da manhã
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Entrada
café da manhã
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Entrada
café da manhã
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08h30min – 9h
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Oração
Contagem da turma
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Oração
Contagem da turma
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Oração
Contagem da turma
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Oração
Contagem da turma
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9h – 9h30min
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Roda de diálogo
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Roda de diálogo
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Vídeo
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Revisão
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9h30min – 10h30min
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Desenho
Dinâmica
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Relação das Letras do alfabeto
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Roda de diálogo
Construção de cartaz
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Roda de diálogo
Registrando
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10h30min – 11h30min
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Produção textual
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Construção de cartaz
Alfabetário
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Construção do jogo dos pares
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Rotina em casa e rotina escolar
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11h30min – 12h
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Almoço
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Almoço
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Almoço
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Almoço
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12h – 13h
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Escovar os dentes
Construção do Mural
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Escovar os dentes
Momento de diálogo
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Escovar os dentes
Cantinho da leitura
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Escovar os dentes
Cantinho da leitura
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13h – 14h30min
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Números pares e ímpares
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Medida de tempo
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Reciclagem
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Conservando o meio ambiente
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Avaliação:
A partir dos trabalhos realizados em sala, o professor irá avaliar a produção, o desenvolvimento e a aprendizagem do educando.
Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
GOMES, Andreza Roseane da Silva. Roda de conversa. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/roda-conversa-511550.shtml. Acesso em 08/06/2013
DIAS, Lucimar. Diversidade no dia a dia da pré-escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/diversidade-dia-a-dia-430333.shtml. Acesso em 08/06/2013.
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