domingo, 21 de julho de 2013

Projeto de Intervenção - Aluna Pâmela Aschoff feijó



UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE








CURSO DE PEDAGOGIA





PROJETO DE INTERVENÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA VERA CAMPOS
ALUNA:PÂMELA ASCHOFF FEIJÓ












DUQUE DE CAXIAS
JULHO/2013


Projeto de intervenção
            Contexto e Problematização
           Os alunos apresentam questões disciplinares que interferem no desenvolvimento das aulas e de um ambiente propício à aprendizagem.
O Colégio Pedro II é uma escola pública que oferece ensino reconhecido pela população como ensino de qualidade. O acesso as séries iniciais se dá por meio de sorteio. Por essa razão a população de alunos é oriunda de diferentes camadas sociais e econômicas com uma grande diversidade de valores e experiências culturais que interagem e se confrontam cotidianamente.
 Entre as funções sociais e educativas da escola encontra-se a de desenvolver ações educativas, que promovam a identificação e o respeito às diversidades culturais, assim como, a interação entre as mesmas, tomando-as como instrumento para a construção de relações sociais e de aprendizagem de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, tendo como ponto de partida as múltiplas experiências vivenciadas pelos alunos. 
Além desses fatores há crianças que apresentam questões específicas e dificuldades de aprendizagem e psicológicas que exigem uma atenção diferenciada e um ambiente que favoreça a atenção e concentração.
            Justificativa
            As diferenças sociais encontradas entre os alunos do colégio já constituem, por si só, um desafio para os professores em lidar com diferentes experiências e acesso à informação dos alunos. A constituição de sentimento de grupo nas turmas é um trabalho que favorece ao desenvolvimento das aulas e apreensão de novos conteúdos quando desperta o interesse pela troca e ampliação de conhecimentos.
            No ano de 2013 o 4º ano do turno da tarde é composto por apenas uma turma (402), com 29 alunos (19 meninos e 10 meninas) que foi originada da junção de duas turmas do 3º ano de 2012 (302 e 304), que já havia instituído, cada uma delas, características próprias enquanto grupo, além de alunos que ficaram retidos no 4º ano em 2012, e que traziam, mesmo em número pequeno, uma outra constituição de grupo.
            No 1º Conselho de Classe trimestral, professores de diferentes áreas (Núcleo comum (Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Estudos Sociais – Disciplina ministrada por uma única professora) Artes, Música, Informática, Educação Física, Laboratório de Ciências e Literatura) relataram dificuldade na condução da turma e na conclusão dos planejamentos de trabalho por questões de indisciplina entre os alunos, identificando algumas atitudes de lideranças negativas que ganharam espaço naquela turma.
           
            Objetivos
                     Construir o sentimento de um grupo único nesta turma;
                     Estabelecer relações colaborativas e de respeito entre alunos e professores;
                     Utilizar situações vivenciadas pelos alunos no contexto escolar para a produção de textos narrativos;
                     Identificar elementos do texto narrativo e aspectos gramaticais na produção textual;
                     Diferenciar os diferentes contextos sociais dos integrantes do grupo situando-os nas características da cidade e na relação entre os bairros onde vivem (história dos bairros, orientação espacial, características geográficas, comerciais e culturais).
                     Elaborar e Confeccionar o material denominado livro da vida;

Desenvolvimento
1ª aula - Mobilização:
                     O que é um grupo?
                     Qual a importância do grupo?
                     O que pode ser feito em grupo? Você faz parte de algum grupo? E qual a vantagem de fazer parte de um grupo?
Atividade: A turma será dividida em cinco grupos e cada grupo irá listar as respostas que encontraram das perguntas feitas. Em seguida será construída um única lista observando as características que se repetiram nos diferentes grupos. Após leitura e reflexão do texto: A lição do fogo (Paulo Lacava). Para continuidade da aula, os alunos deverão trazer escrito, o que é importante e/ou fundamental para a formação de um grupo.
2ª aula – Mobilização:
                     O que é importante e/ou fundamental para a formação de um grupo? A turma 402 apresenta essas características?
                     Qual sua importância nesse grupo?
                     Vamos conhecer um pouco mais do nosso grupo?
Atividade: Iniciar com uma roda de conversa partindo das três perguntas iniciais promovendo uma reflexão das características positivas e negativas da turma e as consequências do aproveitamento das relações sociais e da aprendizagem no ambiente escolar.
Construção do Conhecimento
 Em um segundo momento, a turma será convidada a conhecer melhor a história dos integrantes desse grupo. Será feita uma listagem dos locais de residência dos alunos. Os alunos serão encaminhados ao laboratório de informática para fazer uma pesquisa sobre a história e características dos bairros onde residem. Vale complementar com letras de músicas e textos diversos que trazem o nome dos bairros (No laboratório de informática os alunos trabalham em duplas. Os alunos que residirem no mesmo bairro, poderão pesquisar juntos)
Síntese
 No final os alunos terão um tempo para organizar as informações para apresentação na próxima aula.
3ª aula – Mobilização:
                     Onde as histórias se encontram?
Construção do Conhecimento e Síntese
Atividade: Os alunos irão apresentar a história dos bairros pesquisados. Utilizando o mapa do estado do Rio de Janeiro, localizarão, individualmente, os diferentes bairros pesquisados estabelecendo relações de distância, de fronteira, de deslocamento, de tempo (tendo como referência a escola), realizando desafios com a utilização da rosa dos ventos. Exemplo: Tendo como referência a escola, para ir pra casa, que sentido o Cauê deve seguir? Quais os alunos seguirão sentidos opostos?
4ª aula – Mobilização:
                     O que vivi, ouvi e aprendi?
. Construção do Conhecimento e Síntese
Atividade: Os alunos produzirão individualmente, uma narrativa contando o que vivenciaram e aprenderam nas aulas anteriores, nas pesquisas realizadas e na troca de experiências com colegas. Em seguida serão escolhidos voluntários para terem os textos lidos e corrigidos coletivamente de forma colaborativa e respeitosa, dentro da concepção de grupo desenvolvida, aprimorando a narrativa do voluntário observando aspectos gramaticais, de pontuação, paragrafação, coesão, coerência e organização das ideias.  Em seguida os textos serão revisados pela professora e juntos, irão compor o livro da vida da turma 402 que poderão ter produções incluídas ao longo do ano. 
            CRONOGRAMA
TEMA/DATA




O grupo e a convivência
Conceito
Contação de história
O grupo turma
Aula dialogada.


Integração  das Residências


Pesquisa das residências dos alunos. Localização dos Bairros.
Histórias dos bairros.

Narrativa de histórias



Livro da Vida
História elaboradas pelos alunos






Avaliação
A avaliação será feita considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades em sala (Pesquisa, organização e apresentação de material, interação com o grupo) e em habilidades específicas como produção textual, exploração do mapa e utilização das rosas dos ventos.



Referência:
CARNEIRO,Tereza. BLOG Pensamento em Orientação. Disponível em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário