UNIVERSIDADE DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DA BAIXADA FLUMINENSE
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II –
ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA VERA CAMPOS
ALUNA:PÂMELA
ASCHOFF FEIJÓ
DUQUE DE CAXIAS
JULHO/2013
Projeto
de intervenção
Contexto e Problematização
Os alunos apresentam questões
disciplinares que interferem no desenvolvimento das aulas e de um ambiente
propício à aprendizagem.
O
Colégio Pedro II é uma escola pública que oferece ensino reconhecido pela
população como ensino de qualidade. O acesso as séries iniciais se dá por meio
de sorteio. Por essa razão a população de alunos é oriunda de diferentes
camadas sociais e econômicas com uma grande diversidade de valores e
experiências culturais que interagem e se confrontam cotidianamente.
Entre as funções sociais e educativas da
escola encontra-se a de desenvolver ações educativas, que promovam a
identificação e o respeito às diversidades culturais, assim
como, a interação entre as mesmas, tomando-as como instrumento para a
construção de relações sociais e de aprendizagem de conteúdos de diferentes
áreas de conhecimento, tendo como ponto de partida as múltiplas experiências
vivenciadas pelos alunos.
Além
desses fatores há crianças que apresentam questões específicas e dificuldades
de aprendizagem e psicológicas que exigem uma atenção diferenciada e um
ambiente que favoreça a atenção e concentração.
Justificativa
As diferenças sociais encontradas
entre os alunos do colégio já constituem, por si só, um desafio para os
professores em lidar com diferentes experiências e acesso à informação dos
alunos. A constituição de sentimento de grupo nas turmas é um trabalho que favorece
ao desenvolvimento das aulas e apreensão de novos conteúdos quando desperta o
interesse pela troca e ampliação de conhecimentos.
No ano de 2013 o 4º ano do turno da
tarde é composto por apenas uma turma (402), com 29 alunos (19 meninos e 10
meninas) que foi originada da junção de duas turmas do 3º ano de 2012 (302 e
304), que já havia instituído, cada uma delas, características próprias
enquanto grupo, além de alunos que ficaram retidos no 4º ano em 2012, e que
traziam, mesmo em número pequeno, uma outra constituição de grupo.
No 1º Conselho de Classe trimestral,
professores de diferentes áreas (Núcleo comum (Matemática, Língua Portuguesa,
Ciências e Estudos Sociais – Disciplina ministrada por uma única professora)
Artes, Música, Informática, Educação Física, Laboratório de Ciências e
Literatura) relataram dificuldade na condução da turma e na conclusão dos
planejamentos de trabalho por questões de indisciplina entre os alunos,
identificando algumas atitudes de lideranças negativas que ganharam espaço
naquela turma.
Objetivos
•
Construir
o sentimento de um grupo único nesta turma;
•
Estabelecer relações colaborativas e de respeito entre alunos e
professores;
•
Utilizar
situações vivenciadas pelos alunos no contexto escolar para a produção de
textos narrativos;
•
Identificar
elementos do texto narrativo e aspectos gramaticais na produção textual;
•
Diferenciar
os diferentes contextos sociais dos integrantes do
grupo situando-os nas características da cidade e na relação entre os bairros
onde vivem (história dos bairros, orientação espacial, características
geográficas, comerciais e culturais).
•
Elaborar
e Confeccionar o material denominado livro da vida;
Desenvolvimento
1ª aula - Mobilização:
•
O
que é um grupo?
•
Qual
a importância do grupo?
•
O
que pode ser feito em grupo? Você faz parte de algum grupo? E qual a vantagem
de fazer parte de um grupo?
Atividade:
A turma será dividida em cinco grupos e cada grupo irá listar as respostas que
encontraram das perguntas feitas. Em seguida será construída um única lista
observando as características que se repetiram nos diferentes grupos. Após
leitura e reflexão do texto: A lição do fogo (Paulo Lacava). Para continuidade
da aula, os alunos deverão trazer escrito, o que é importante e/ou fundamental
para a formação de um grupo.
2ª aula – Mobilização:
•
O
que é importante e/ou fundamental para a formação de um grupo? A turma 402
apresenta essas características?
•
Qual
sua importância nesse grupo?
•
Vamos
conhecer um pouco mais do nosso grupo?
Atividade:
Iniciar com uma roda de conversa partindo das três perguntas iniciais
promovendo uma reflexão das características positivas e negativas da turma e as
consequências do aproveitamento das relações sociais e da aprendizagem no
ambiente escolar.
Construção do Conhecimento
Em um segundo momento, a turma será convidada
a conhecer melhor a história dos integrantes desse grupo. Será feita uma
listagem dos locais de residência dos alunos. Os alunos serão encaminhados ao
laboratório de informática para fazer uma pesquisa sobre a história e
características dos bairros onde residem. Vale complementar com letras de
músicas e textos diversos que trazem o nome dos bairros (No laboratório de
informática os alunos trabalham em duplas. Os alunos que residirem no mesmo
bairro, poderão pesquisar juntos)
Síntese
No final os alunos terão um tempo para
organizar as informações para apresentação na próxima aula.
3ª aula – Mobilização:
•
Onde
as histórias se encontram?
Construção do Conhecimento e Síntese
Atividade:
Os alunos irão apresentar a história dos bairros pesquisados. Utilizando o mapa
do estado do Rio de Janeiro, localizarão, individualmente, os diferentes
bairros pesquisados estabelecendo relações de distância, de fronteira, de
deslocamento, de tempo (tendo como referência a escola), realizando desafios
com a utilização da rosa dos ventos. Exemplo: Tendo como referência a escola,
para ir pra casa, que sentido o Cauê deve seguir? Quais os alunos seguirão
sentidos opostos?
4ª aula – Mobilização:
•
O
que vivi, ouvi e aprendi?
. Construção do Conhecimento e Síntese
Atividade:
Os alunos produzirão individualmente, uma narrativa contando o que vivenciaram
e aprenderam nas aulas anteriores, nas pesquisas realizadas e na troca de
experiências com colegas. Em seguida serão escolhidos voluntários para terem os
textos lidos e corrigidos coletivamente de forma colaborativa e respeitosa,
dentro da concepção de grupo desenvolvida, aprimorando a narrativa do
voluntário observando aspectos gramaticais, de pontuação, paragrafação, coesão,
coerência e organização das ideias. Em
seguida os textos serão revisados pela professora e juntos, irão compor o livro
da vida da turma 402 que poderão ter produções incluídas ao longo do ano.
CRONOGRAMA
|
TEMA/DATA
|
|
|
|
|
|
O
grupo e a convivência
|
Conceito
Contação de história
|
O grupo turma
Aula dialogada.
|
|
|
|
Integração das Residências
|
|
|
Pesquisa das residências dos alunos. Localização
dos Bairros.
Histórias dos bairros.
|
|
|
Narrativa
de histórias
|
|
|
|
Livro da Vida
História elaboradas pelos alunos
|
|
|
|
|
|
|
Avaliação
A
avaliação será feita considerando a participação e o envolvimento dos alunos
nas atividades em sala (Pesquisa, organização e apresentação de material,
interação com o grupo) e em habilidades específicas como produção textual,
exploração do mapa e utilização das rosas dos ventos.
Referência:
CARNEIRO,Tereza.
BLOG Pensamento em Orientação. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário