Projeto
de Intervenção
Sistema
de numeração
Problema
e contexto:
Os alunos apresentam
dificuldades quanto ao conhecimento de números e letras, como também em
sequências numéricas.
Não possuem acesso à bens
culturais, estão inseridos num contexto de todos os tipos de violências
(familiar, local onde moram, etc.) e pertencem a famílias de baixa renda.
A escola deve propiciar
ações educativas e projetos com temáticas semelhantes a valorização a vida,
comportamentos, respeito, tolerância e violências dentro e fora da escola com a
participação das famílias, onde os mesmo possam compreender o valor destes
dentro de uma sociedade, como também construir um ambiente de produção e maior acesso
cultural (músicas, danças; visitas a museus, bibliotecas, teatros etc.).
Objetivos:
·
Conhecer o valor monetário brasileiro;
·
Reconhecer e trabalhar com os números;
·
Estabelecer relação
entre valor e quantidade;
·
Ordenar a
sequência numérica demonstrando aquisição do conceito de sucessão.
·
Utilizar o dinheiro associando a representação das notas ao seu valor
do dinheiro.
·
Diferenciar os conceitos de comprar e vender.
·
Representar
situações de compra e análise de troco.
Proposta
da Ação e duração:
Mobilização:
Como posso adquirir /
ter um pão para tomar café?
Nós podemos trocar
muitas balas por um lanche?
E se acontecesse as
coisas fossem dinheiro? O que aconteceria?
Livro: Como se fosse
dinheiro de Ruth Rocha
1ª aula: História do dinheiro (câmbio; importância)
Confecção de cédulas em sala de aula (1 real a 10 reais).
(60 min)
2ª aula: Valor e quantidade
Atividades escritas de valor e quantidade (relacionar /
ligar valores de um determinado produto a imagem correspondente e resolução de
probleminhas (relacionados ao contexto dos alunos) trabalhando a adição. (60min)
3ª aula: Vamos às compras
Introdução
-Pra que serve o dinheiro?
-Quem sabe dar troco?
-Quem sabe contar o dinheiro?
Atividade: Criação de uma listas de compras p/ cada aluno
ou grupo com a ajuda das crianças.
- O que você precisa comprar?
- Quanto custa os produtos da lista?
A sala será
ornamentada e dividida em quatro espaços: doceteria, farmácia, padaria e feira.
Com as cédulas confeccionadas as crianças seriam orientadas pela professora a
comprarem segundo suas necessidades. Obs: Estágiária – caixa. (50 min)
4ª aula: Cineminha
-Quem aqui já foi à um cinema?
-O que tem dentro dele?
Atividade: Cineminha na sala de vídeo com as crianças.
Cada uma terá que pagar sua entrada e lanche com o dinheiro confeccionado. A
sugestão do filme virá da turma dias antes da realização. (120 min)
Tema /data
|
05/07
|
08/07
|
09/07
|
10/07
|
Origem do dinheiro
|
Demonstração
|
|||
Conta de história
|
||||
Cédulas
|
Confecção de cédulas
|
|||
Compra e venda
|
Mini mercado
|
|||
Lazer
|
Cinema
|
Avaliação
A
avaliação será feita considerando a participação e o envolvimento dos alunos
nas atividades em sala (mini mercado, cineminha) como também, habilidades em
utilizar o dinheiro (compra, venda, troco e economia). Por fim, uma atividade
escrita, onde as crianças possam anotar o valor que possuíam antes da compra e
o quanto gastaram, percebendo assim se economizaram ou não e se os produtos que
compraram são importantes.
Referência bibliográfica: www.escolavillare.com.br
revistaescola.abril.com.br
Referência bibliográfica: www.escolavillare.com.br
revistaescola.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário