sábado, 27 de julho de 2013

Projeto de Intervenção - Estágio II - Jéssica de Paula Silva



 Projeto de Intervenção





Sistema de numeração



Problema e contexto:



Os alunos apresentam dificuldades quanto ao conhecimento de números e letras, como também em sequências numéricas.

Não possuem acesso à bens culturais, estão inseridos num contexto de todos os tipos de violências (familiar, local onde moram, etc.) e pertencem a famílias de baixa renda.

A escola deve propiciar ações educativas e projetos com temáticas semelhantes a valorização a vida, comportamentos, respeito, tolerância e violências dentro e fora da escola com a participação das famílias, onde os mesmo possam compreender o valor destes dentro de uma sociedade, como também construir um ambiente de produção e maior acesso cultural (músicas, danças; visitas a museus, bibliotecas, teatros etc.).



Objetivos:



·         Conhecer o valor monetário brasileiro;

·         Reconhecer e trabalhar com os números;

·         Estabelecer relação entre valor e quantidade;

·         Ordenar a sequência numérica demonstrando aquisição do conceito de sucessão.

·         Utilizar o dinheiro associando a representação das notas ao seu valor do dinheiro.

·         Diferenciar os conceitos de comprar e vender.

·         Representar situações de compra e análise de troco.





Proposta da Ação e duração:




Mobilização:

Como posso adquirir / ter um pão para tomar café?

Nós podemos trocar muitas balas por um lanche?

E se acontecesse as coisas fossem dinheiro? O que aconteceria? 

Livro: Como se fosse dinheiro de Ruth Rocha



1ª aula: História do dinheiro (câmbio; importância)

Confecção de cédulas em sala de aula (1 real a 10 reais). (60 min)



2ª aula: Valor e quantidade

Atividades escritas de valor e quantidade (relacionar / ligar valores de um determinado produto a imagem correspondente e resolução de probleminhas (relacionados ao contexto dos alunos) trabalhando a adição. (60min)



3ª aula: Vamos às compras

Introdução

-Pra que serve o dinheiro?

-Quem sabe dar troco?

-Quem sabe contar o dinheiro?

Atividade: Criação de uma listas de compras p/ cada aluno ou grupo com a ajuda das crianças.

- O que você precisa comprar?

- Quanto custa os produtos da lista?

 A sala será ornamentada e dividida em quatro espaços: doceteria, farmácia, padaria e feira. Com as cédulas confeccionadas as crianças seriam orientadas pela professora a comprarem segundo suas necessidades. Obs: Estágiária – caixa. (50 min)



4ª aula: Cineminha

-Quem aqui já foi à um cinema?

-O que tem dentro dele?

Atividade: Cineminha na sala de vídeo com as crianças. Cada uma terá que pagar sua entrada e lanche com o dinheiro confeccionado. A sugestão do filme virá da turma dias antes da realização. (120 min)



Tema /data
05/07
08/07
09/07
10/07
Origem do dinheiro
Demonstração



Conta de história




Cédulas

Confecção de cédulas 


Compra e venda


Mini mercado

Lazer



Cinema



Avaliação



A avaliação será feita considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades em sala (mini mercado, cineminha) como também, habilidades em utilizar o dinheiro (compra, venda, troco e economia). Por fim, uma atividade escrita, onde as crianças possam anotar o valor que possuíam antes da compra e o quanto gastaram, percebendo assim se economizaram ou não e se os produtos que compraram são importantes.

Referência bibliográfica: www.escolavillare.com.br
revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário