domingo, 2 de junho de 2013

Diagnóstico da Escrita

Diagnóstico da Escrita

A aluna Maria Eduarda S Marinho encontra-se na fase alfabética, faz-se necessária intervenções que favoreçam a compreensão dos tempos verbais, ações passadas, presentes e,futuras.Trabalhar questões fonéticas,e sílabas como ç, c, s,ss,z,o,ão,am,r e rr intermediário permite avanços e futuros domínios.A aluna explicita o quê,para quê,e por quê mesmo que com algumas falhas de coerência.Articula razoavelmente as partes do texto,podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos.Demonstra domínio do código linguístico respeitando os aspectos de ortografia,mas com algumas dificuldades de concordância.Quanto a estrutura ainda faz-se necessária a utilização de algumas características específicas no que se refere as partes de estrutura,coerência, coesão, e uso da língua.A análise qualitativa  revela ainda a necessidade de um trabalho voltado para as questões de introdução trabalho e consolidação de conhecimento global das palavras e suas variáveis. Alguns aspectos observados foi a familiarização da aluna com algumas convenções da escrita, os acentos,a pontuação, os nomes próprios e suas letras iniciais em maiúsculo,e as interlocuções.É importante ressaltar e observar que nem todos os problemas que as crianças apresentam em seus registros podem ser explicados pelos seus hábitos de pronúncia.Muitos são simplesmente consequência do caráter arbitrário das convenções da língua,isto é, um mesmo fonema pode ser representado de várias formas.Conclui-se que o domínio da ortografia é gradual,lento,e complexo.Quanto mais oportunidade  temos de observar  a língua escrita ,refletindo  sobre suas características  mais domínio vamos adquirindo sobre as convenções que a regem.

Celeste Aurora do Cabo Freitas  

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