domingo, 9 de junho de 2013

Diagnóstico da escrita

Tarefa realizada por: Camila.
Turma: 504
Texto sobre o lugar onde mora.




A aluna Camila apresenta os três itens (introdução, desenvolvimento e conclusão) sem uma definição precisa, em apenas um parágrafo. Ela descreve apenas fatos geográficos do que históricos sobre o lugar de sua moradia.
Quanto à coesão textual a aluna não utiliza de forma satisfatória os mecanismos linguísticos para a interligação das partes do texto, corroborando em falhas na estrutura textual.
Em relação ao uso da língua, a discente Camila repete em todo o texto um único verbo, não utiliza as pontuações adequadas para dar pausa no texto, teve falhas no uso da pontuação e um erro de grafema. Porém, demonstra excelente domínio de espaçamento entre palavras, uso de maiúsculas e minúsculas.

Ao final, utiliza “frase de efeito” para finalizar o texto, “muitas felicidade e paz e muitos carros e muitas motos”. Preenchendo com a palavra FIM para designar o término do texto.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Diagnóstico da Escrita


Tarefa realizada por Joyce Machado
Aluna: Sabrina T: 1402
Observação:
Em sua escrita escreve frases com sequência em pequenos parágrafos sem a utilização vírgula;
Faz uso corretamente de letras maiúsculas;
Utiliza juntura intervocabular, como por exemplo: foimuito;
Não realiza rescrita do texto;
Faz acréscimo de palavras e letras;
E por fim, utiliza supressão de letras, como por exemplo: paisage e ganabara.


O processo de Intervenção que será realizado terá os seguintes conteúdos:
- Pontuação, acentuação e ortografia;
- Produção Textual.

Objetivos:
- Compreender as regras de pontuação, acentuação e ortografia;
- Desenvolver a produção textual;
- Ampliar a consciência fonológica.


Atividades:

- Mediante a contação de história e dramatização , o professor deverá pedir que os alunos transcrevam o texto apresentado, corrigindo os erros de pontuação, acentuação e ortografia. Todo trabalho deverá ser mediado pelo professor.
- Em seguida o professor irá propor a criação de um texto coletivo.

Avaliação:
Ao final o aluno será avaliado de acordo com seu desenvolvimento no decorrer das atividades.

domingo, 2 de junho de 2013

Diagnostico da Escrita


UERJ-FEBF
Aluna: Luciana Izis Disciplina: Estagio II
Professora: Vera Campos
Proposta de intervenção para alfabetizar.

A aluna Sarah possui uma escrita com as seguintes características: transcrição fonética, segmentação indevida, supressão de letras, segmentação indevida e juntura intervocabular. Como proposta de intervenção eu proponho o uso de cantigas de roda pois além da experiência lúdica com o fenômeno lingüístico, as cantigas de roda podem oferecer para a criança, através dos seus textos poéticos, um manancial de ensinamentos condensado.As cantigas de roda estão repletas de elementos significativos para o desenvolvimento infantil, como os signos e os símbolos.
 

Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
 O Anel que tu me destes
Era vidro e  se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
 Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora

Diagnostico da Escrita

                      UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                        FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
                       
                  Discente: Letícia Castro J. Bomfim
Docente: Vera Campos
Disciplina: Estágio II 2013
Atividade: Diagnóstico –
 Acompanhamento de escrita da Prefeitura do Rio de Janeiro




  • Aluna: Isabel Souza dos Anjos
  • Escreve símbolos distintos: Escreve somente letras;
  • Escreve diferentes tipos de letras: Utiliza somente letra cursiva;
  • Sílabas: Algumas sílabas não são escritas corretamente em algumas ela enfatiza o valor sonoro, exemplo: a palavra vermelho a aluna confunde o grafema V com o grafema F, em outras palavras é possível perceber a troca do grafema D com o grafema T quando a aluna escreve a palavra dodas quando deveria escrever toda;
  • Palavras: Algumas palavras apresenta erros ortográficos como a palavra cores, a aluna escreve a palavras clores acrescentando a letra L;
  • Texto: A aluna não tem nenhum domínio de estrutura textual, não utiliza nenhuma pontuação e não organiza de modo coerente as suas idéias.
  • Intervenções: Narração de histórias e exposições de opiniões, para organizar melhor as idéias; Produção de cartas e/ou e-mails para os colegas e familiares e produção de narrativas a partir de imagens e textos lidos, que ajuda a melhorar a produção escrita.
 
Aluno: Elias de Lima da Silva 
  • Escreve símbolos distintos: Utiliza somente letras;
  • Escreve diferentes tipos de letras: Escreve apenas com letra cursiva;
  • Sílabas: Encontra- se em algumas sílabas a ortografia não estar correta, o aluno esquece algumas letras como, a palavra computador ele não escreve a letra R ao final da palavra, esse é apenas um dos exemplos.
  • Palavras: As palavras em algumas delas faltam sílabas ou grafemas são trocados.
  • Texto: O aluno apresenta desconhecer estrutura textual, não utiliza pontuações, mas o aluno consegue organizar suas idéias de forma escrita, repete algumas palavras, mas é possível ter uma compreensão fácil do assunto tratado por ele.
  • Intervenções: A produção e a exposição lida de um varal de poesias, auxilia a identificação das sílabas e principalmente reconhecer rimas que também ajuda a identificar sílabas e um sarau literário, onde os alunos escolhem e declamam a poesia escolhida.
 

Diagnóstico da Escrita

Diagnóstico da Escrita

A aluna Maria Eduarda S Marinho encontra-se na fase alfabética, faz-se necessária intervenções que favoreçam a compreensão dos tempos verbais, ações passadas, presentes e,futuras.Trabalhar questões fonéticas,e sílabas como ç, c, s,ss,z,o,ão,am,r e rr intermediário permite avanços e futuros domínios.A aluna explicita o quê,para quê,e por quê mesmo que com algumas falhas de coerência.Articula razoavelmente as partes do texto,podendo apresentar eventuais problemas na utilização de recursos coesivos.Demonstra domínio do código linguístico respeitando os aspectos de ortografia,mas com algumas dificuldades de concordância.Quanto a estrutura ainda faz-se necessária a utilização de algumas características específicas no que se refere as partes de estrutura,coerência, coesão, e uso da língua.A análise qualitativa  revela ainda a necessidade de um trabalho voltado para as questões de introdução trabalho e consolidação de conhecimento global das palavras e suas variáveis. Alguns aspectos observados foi a familiarização da aluna com algumas convenções da escrita, os acentos,a pontuação, os nomes próprios e suas letras iniciais em maiúsculo,e as interlocuções.É importante ressaltar e observar que nem todos os problemas que as crianças apresentam em seus registros podem ser explicados pelos seus hábitos de pronúncia.Muitos são simplesmente consequência do caráter arbitrário das convenções da língua,isto é, um mesmo fonema pode ser representado de várias formas.Conclui-se que o domínio da ortografia é gradual,lento,e complexo.Quanto mais oportunidade  temos de observar  a língua escrita ,refletindo  sobre suas características  mais domínio vamos adquirindo sobre as convenções que a regem.

Celeste Aurora do Cabo Freitas